Apesar de estar familiarizada com crianças e conhecer o mundo destas, fiquei apreensiva quanto minhas atitudes na primeira aula de inglês: como conquistá-las? O que já sabem?
Ao pesquisar em sites e blogs fiz um planejamento de como executar a primeira aula. Aí vai a dica pra vocês, teachers:.
- Apresentar-se para a classe intercalando a L1 com a L2;
- Questionar o que já sabem da Língua inglesa. Dar alguns exemplos: milk shake, video game, skate, notebook etc.;
- Contar que farão uma brincadeira e pedir para os alunos formarem uma roda (considerar o número destes, em algumas salas não é possível :/ );
- Explicar que quando conhecemos pessoas dizemos "oi". Questionar como se faz isso em inglês;
- Explicar que usamos "Hello" ou "Hi";
- Solicitar que falem "Hello" ou "Hi" para o amigo do lado, em sentido horário do formato da roda;
- Após, solicitar novamente que falem "Hello" ou "Hi" para o amigo do lado, em sentido anti-horário do formato da roda;
- Explicar que nos apresentados dizendo "Meu nome é..." ou "Eu sou...". Questionar como se faz isso em inglês;
- Explicar que usamos "My name is..." ou "I am...";
- Solicitar que falem "My name is..." ou "I am..." para você, apresentando-se e contando o que gostam de fazer.
No meu caso, para entretê-los, levei um leãozinho de pelúcia, chamado Lion. Este mascote os acompanhará durante o ano letivo. Expliquei que ele é um filhotinho, tem a mesma idade das crianças, mas só fala em inglês. Por este motivo, as crianças precisam falar em inglês com ele. Lion, então, diz "Hello" para cada aluno e eles devem respondê-lo, podendo tocá-lo. Realizamos um trato: o leãozinho apenas participará das aulas em que não haja bagunça.
Funcionou para alunos do Nível II (4 e 5 anos) e do 1º ano do Ensino Fundamental I.
Nenhum comentário:
Postar um comentário