segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Primeira aula de inglês - Fundamental I

Começamos o ano letivo na segunda passada (03/02) e passei um tempão pensando: como agir no primeiro dia de aula? O que falar? O que fazer? Como ensinar inglês a partir do primeiro momento? Então parti pra pesquisa em sites e blogs para procurar algumas dinâmicas para o início das aulas de inglês, conhecidas como icebreakers.
Eis abaixo as que utilizei:

  •  "Yes - No - Maybe so": esta brincadeira trata-se de adivinhação. O teacher escolhe uma palavra, podendo ser do grupo de animais, objetos, comidas etc., e chama um aluno para ir ao centro da sala auxiliá-lo. Só o aluno escolhido saberá a palavra. Os demais deverão tentar adivinhar qual foi esta, realizando algumas perguntas. O aluno só poderá responder yes, no ou maybe so. Quem acertar a palavra será o próximo ir ao centro da sala para responder o restante. E assim segue a brincadeira.
    Foi utilizada com crianças dos 1º, 2º e 3º anos do Fundamental I e deu super certo, pois ficaram mega animadas para acertar.
  • "Tell a truth - Tell a lie": esta brincadeira trata-se de contar verdades e mentirinhas. O teacher pede para os alunos escreverem duas frases num pedaço de papel e entregarem para ele. Uma deve ser verdade e outra deve ser mentira. Com os papéis em mãos, o teacher deve ler as frases de cada aluno, sem contar o nome deste, para a classe e esta deve dizer qual é mentira (it is a lie) e qual é verdade (it is true). Depois deve questionar quem foi o autor da frase e confirmar com o aluno se a classe acertou.
    Foi utilizada com crianças dos 3º, 4º e 5º anos do Fundamental I e deu super certo, apesar da maioria escrever coisas parecidas.
  • "Group of words": esta brincadeira trata-se do reconhecimento de palavras. O teacher deve entregar para cada aluno uma palavra, que deve pertencer a um dos seguintes grupos: colors, subjects, countries, clothes, animals ou parts of a house. O aluno, ao ler sua palavra, deverá procurar o restante dos colegas que tem palavras pertencentes ao mesmo grupo. Depois questionar cada aluno sobre qual palavra foi sorteada e qual sua relação com esta.
    Foi utilizada com crianças dos 5º anos do Fundamental I e deu super certo, pois foram respostas engraçadas. As imagens das palavras utilizadas estão abaixo:











Nenhum comentário:

Postar um comentário